Linguagens em educação e formação inicial de professores: uma intersecção possível

Autores

  • Renata Portela RINALDI ¹
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues REALI²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.629

Palavras-chave:

Formação de professores. Linguagens em educação. Experiências de ensino-aprendizagem

Resumo

Este texto resulta da experiência vivenciada pela primeira autora, ao ministrar a disciplina Linguagens em Educação, na formação de futuros pedagogos em uma universidade pública, no interior do Estado de São Paulo. O recorte do tema se constituiu a partir do trabalho com diversas linguagens (informática, rádio, TV, teatro, histórias em quadrinhos, dança, música entre outras) e do desenvolvimento, pelos alunos – futuros professores – de experiências de ensino-aprendizagem. Os futuros professores utilizaram as linguagens estudadas na universidade para desenvolver atividades práticas junto a alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. Os resultados indicaram que a participação dos futuros professores, nas atividades práticas de sala de aula, permitiu a construção de novas análises, interpretações e compreensões sobre o ser professor, atualmente. Foi possível concluir que o trabalho desenvolvido na disciplina, em duas frentes – teoria e prática – possibilitou novas aprendizagens e, aos alunos – futuros pedagogos –, o diálogo entre o conhecimento científico produzido na área e a re-interpretação destes, pela observação e ação na realidade da escola atual.

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Biografia do Autor

Renata Portela RINALDI ¹

  

Aline Maria de Medeiros Rodrigues REALI²

 

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

RINALDI ¹, R. P., & REALI², A. M. de M. R. (2021). Linguagens em educação e formação inicial de professores: uma intersecção possível. Educação Em Revista, 9(1), 109–120. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.629

Edição

Seção

Artigos