Aspectos estruturais, organizacionais, pedagógicos e humanos da escola de educação infantil: realidade e utopia projetadas na escola “brincar e ser criança”

Autores

  • Rosemara Perpetua LOPES¹

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.626

Palavras-chave:

Educação Infantil. Escola de Educação Infantil. Desenvolvimento da criança pequena.

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal (1988) asseguram os direitos da criança pequena à educação. Sendo a escola o campo de confluência de políticas e práticas educacionais, neste trabalho, propõe-se conhecer a escola de Educação Infantil e pensar sobre como ela poderia ser. Para atingir os objetivos delineados, serão apresentados os elementos constitutivos da escola focalizada, a partir dos quais se construirá o protótipo de uma “escola ideal”, Escola de Educação Infantil “Brincar e Ser Criança”, voltada ao desenvolvimento global da criança pequena, numa interlocução constante com a literatura especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

LOPES¹, R. P. (2021). Aspectos estruturais, organizacionais, pedagógicos e humanos da escola de educação infantil: realidade e utopia projetadas na escola “brincar e ser criança”. Educação Em Revista, 9(1), 61–76. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.626

Edição

Seção

Artigos