Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹

Autores

  • Clélia Aparecida MARTINS²
  • Carlos Willians Jaques MORAIS³

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600

Palavras-chave:

educação, antropologia empírica, antropologia filosófica, individuação, socialização, ser humano.

Resumo

o indivíduo é definido pela internalização de normas e de disposições comuns de uma sociedade ou de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico sobre a educação e sobre o educando. A maneira como ocorre a individuação no processo de socialização é um dos problemas antropológicos básicos da educação. Desse modo, tanto a antropologia, como ciência empírica, quanto a antropologia como reflexão filosófica, têm de contribuir com as ciências da educação. Este trabalho procurou apontar as formas que essa contribuição assume ou pode assumir.

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Biografia do Autor

Clélia Aparecida MARTINS²

  

Carlos Willians Jaques MORAIS³

  

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

MARTINS², C. A., & MORAIS³, C. W. J. (2021). Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹. Educação Em Revista, 6(1), 83–94. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600

Edição

Seção

Artigos