Anísio Teixeira leitor de Lobato: implicações da experiência estética da literatura infantil para uma filosofia da educação

Autores

  • Luciana Aparecida NUNES¹

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.590

Palavras-chave:

literatura infantil, filosofia da educação, experiência.

Resumo

este artigo faz uma breve análise da filosofia da educação de Anísio Teixeira, e sua aproximação com a literatura infantil lobatiana, destacando o conceito de experiência embutido em ambas. A filosofia para criança sugere um campo alternativo de se fazer filosofia, no qual se privilegia a abordagem filosófica que traz a criança como núcleo de investigação, buscando analisar as possibilidades, os limites e o alcance do saber filosófico nessa fase particular da experiência humana. Constatou-se que alguns livros de Lobato parecem suscitar essa experiência com a infância, no sentido de estimular seus leitores a pensar o tempo presente, com todas as mudanças que o caracterizam, bem como os problemas dela decorrentes, levando-os a uma aprendizagem do filosofar

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Biografia do Autor

Luciana Aparecida NUNES¹

  

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

NUNES¹, L. A. (2021). Anísio Teixeira leitor de Lobato: implicações da experiência estética da literatura infantil para uma filosofia da educação. Educação Em Revista, 5(1), 35–48. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.590

Edição

Seção

Artigos