FERNANDO DE AZEVEDO: O DELINEAMENTO DE UM HUMANISMO PEDAGÓGICO PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA POLÍTICO EDUCACIONAL, SUAS FONTES E ASSERÇOES

Autores

  • Catharina Edna Rodriguez ALVES¹
  • Pedro Angelo PAGNI²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.589

Palavras-chave:

humanismo, política e educação.

Resumo

o foco temático deste trabalho é delinear o humanismo pedagógico de Fernando de Azevedo, para, assim, fundamentar as propostas políticas educacionais desse sociólogo educador. Desse modo, pretende-se elucidar aqui esse processo de elaboração da concepção de humanismo defendida por Fernando de Azevedo, em torno da qual fundamenta o seu discurso político-educacional e pedagógico, assim como os motivos pelos quais ela se explicita de forma mais evidente a partir dos anos 1945, ganhando centralidade em seu pensamento e uma maior clarividência das fontes teóricas nas quais se inspira.

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Biografia do Autor

Catharina Edna Rodriguez ALVES¹

 

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

ALVES¹, C. E. R., & PAGNI², P. A. (2021). FERNANDO DE AZEVEDO: O DELINEAMENTO DE UM HUMANISMO PEDAGÓGICO PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA POLÍTICO EDUCACIONAL, SUAS FONTES E ASSERÇOES. Educação Em Revista, 5(1), 23–34. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.589

Edição

Seção

Artigos