A HIERARQUIA DE GÊNERO NO FUNDAMENTO TEÓRICO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Sueli Almeida CHAVES

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar como as relações de gênero manifestadas nos fundamentos teóricos da disciplina de Ciências Naturais do ensino fundamental I caracterizam os indivíduos em identidades binárias e dicotômicas sublimando, por conseguinte, a hierarquia de gênero presente nos conteúdos didáticos desses
materiais. No decorrer deste artigo ao questionarmos as matrizes dominantes de gênero (o feminino como ser submisso e emotivo, e o masculino como dominador e racional), desmistificamos o processo pelo qual se constituem as desigualdades, evidenciando como o conceito da diferença é visto em par antagônico à igualdade. Partimos dessa premissa percorrendo como as instituições de ensino, pleiteadas segundo os valores democráticos vigentes em nosso país – tais como o respeito à dignidade humana, à diversidade, à laicidade e à equidade – posicionam-se ao deparar-se com a base fundante das desigualdades.


Palavras-chave


Gênero. Educação. Desigualdade de gênero. Patriarcado.

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Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

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