TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR: CONCEPÇÕES, SABERES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria Marina Dias CAVALCANTE
  • Isabel Magda Said Pierre CARNEIRO
  • Daniele Cariolano da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3287

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, Formação do professor, Espaço Escolar

Resumo

O estudo versa sobre o trabalho pedagógico no espaço escolar, trazendo à cena aspectos que incidem sobre a complexidade do processo formativo do professor. Este trabalho apresenta alguns achados da pesquisa “O pedagogo em espaços escolares: quais os desaios da relação prática proissional e formação inicial”, desenvolvida no âmbito no Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É uma proposta investigativa que se insere numa abordagem qualitativa, classiicando-se como estudo de caso e tendo como referência empírica o Centro Municipal de Educação e Saúde (CMES) - Projeto Nascente. Utilizaram-se como procedimentos de coleta de dados, a análise de documentos, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os achados vislumbram a necessidade de se concretizar no espaço escolar um trabalho pedagógico que permita efetivamente o crescimento mútuo dos sujeitos envolvidos no processo educativo, com ins a uma formação humana emancipatória. Além disso, deve se constituir em um exercício pedagógico desenvolvido sob o prisma das atuais demandas educacionais e sociais, favorecendo a melhor articulação entre teoria e prática à luz das necessidades e possibilidades dos contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

CAVALCANTE, M. M. D., CARNEIRO, I. M. S. P., & SILVA, D. C. da. (2021). TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR: CONCEPÇÕES, SABERES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educação Em Revista, 13(2), 55–70. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3287

Edição

Seção

Artigos