O Conselho Escolar como Instrumento de Articulação e Mediação da Gestão Democrática em Escolas Municipais de Manaus

Autores

  • Rosana Socorro Cavalcante de Souza Dutra

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2809

Palavras-chave:

Conselho Escolar, Educação, Gestão Democrática

Resumo

Este trabalho traz como temática o Conselho Escolar como instrumento de articulação e mediaçãoda gestão democrática em escolas públicas municipais de Manaus. O Conselho é um órgão colegiado composto pela comunidade escolar, representantes de pais, alunos, professores, funcionários administrativos e por representante da comunidade local. Esse órgão tem como atribuição tratar sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da unidade educativa. Com a criação desse colegiado, cria-se um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais que visa favorecer a cultura da gestão democrática. O estudo proposto tem como objetivo compreender a atuação do Conselho Escolar enquanto instrumento de articulação e mediação da gestão democrática. O Conselho Escolar na gestão da educação constitui uma trajetória que precisa ser melhor conhecida por todos aqueles que compõem o campo educacional, mas para tanto, faz-se necessário compreendermos o significado atual dos conselhos na estrutura de gestão das organizações públicas.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Dutra, R. S. C. de S. (2021). O Conselho Escolar como Instrumento de Articulação e Mediação da Gestão Democrática em Escolas Municipais de Manaus. Educação Em Revista, 13(1), 63–80. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2809

Edição

Seção

Artigos