Olhares acerca da construção cotidiana de uma escola do campo

Autores

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni
  • José Marcelino de Rezende Pinto

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2487

Palavras-chave:

Educação do campo. Movimentos sociais. Projeto político-pedagógico.

Resumo

A educação das crianças e jovens do campo, com os movimentos sociais de luta pela terra, volta a ocupar um lugar de relevância, sendo reposicionadas na agenda política. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico para as escolas do campo do município de Araraquara, tendo como foco a percepção dos sujeitos do campo. Adotou-se uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, tendo como instrumentos de coleta de dados: observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que projeto que foi construído através de um processo de luta de uma comunidade, em uma relação contraditória com o Poder Público Municipal, sendo esta luta em si um exercício de emancipação cultural e de construção da cidadania. Assim, constitui-se em uma prática de resistência cultural e de espaços que possuiu seus efeitos de representação e transformação social dentro do próprio assentamento. Mesmo porque, aqueles que participaram do processo de luta e implementação transformaram-se ao longo do mesmo, resgatando sua auto-estima, história e sentimento de pertença a um coletivo.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Brancaleoni, A. P. L., & Pinto, J. M. de R. (2021). Olhares acerca da construção cotidiana de uma escola do campo. Educação Em Revista, 12(2), 59–74. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2487

Edição

Seção

Artigos