PIBID da Educação Especial: Coensino e Tecnologias Instrucionais em uma sequência didática para o ensino do Sistema Solar

  • André Henrique Lima Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Cariza de Cássia Spinazola Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Rita de Cassia de Souza Landin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Palavras-chave: Educação Especial., PIBID, Ensino Colaborativo, Tecnologias Instrucionais, Ensino Fundamental

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como propósito contribuir com a formação inicial dos discentes do Ensino Superior, oportunizando o contato com a Educação Básica no início da graduação. Nessa perspectiva, o PIBID da Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos diferencia-se por ter como foco o modelo de coensino. Desse modo, o presente artigo teve como objetivo descrever uma sequência didática construída em colaboração entre professora da sala regular e o estudante do PIBID da Educação Especial, com foco no uso das Tecnologias Instrucionais e suas teorias. O estudo é de cunho qualitativo, com delineamento descritivo do tipo relato de experiência. Este relato trata de uma sequência didática sobre o Sistema Solar planejada com base nas Tecnologias Instrucionais. Tal atividade ocorreu em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. A classe era uma turma com 25 estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, que continha dois estudantes com indicativos de deficiência intelectual (em processo de avaliação) e uma discente com dificuldade de aprendizagem. Como resultados, é de praxe dizer que houve um “apoio extra” para os alunos público-alvo da Educação Especial nessa experiência, em razão de haver o apoio do estudante do PIBID recém-inserido no ambiente, influenciando positivamente os alunos. Em suma, o auxílio das Tecnologias Instrucionais se mostrou satisfatório no planejamento, desenvolvimento, utilização, gerenciamento e avaliação da proposta de ensinar o Sistema Solar para uma classe com heterogeneidade grande, assim como a colaboração entre professora da sala regular e voluntário do PIBID foram fundamentais para a concretização da proposta.

Recebido em: 19 de abril de 2019
Modificado em: 25 de agosto de 2019
Aceito em: 27 de setembro de 2019

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Publicado
2019-12-20
Seção
Relato de Experiência