AS POSSIBILIDADES DA GOOGLE FOR EDUCATION COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas
  • Mariana Pinkoski de Souza Universidade La Salle Canoas
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung
Palavras-chave: Docentes com deficiência; Inclusão; Tecnologia Assistiva; Google For Education.

Resumo

O artigo tem como tema a tecnologia assistiva para educadores e os aplicativos da Google For Education. Seu objetivo consiste em verificar as possibilidades da Google For Education como tecnologia assistiva para docentes com deficiência do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que reúne artigos, livros e dissertações sobre o tema com uma análise focada no conteúdo. Os resultados apontam a importância das tecnologias assistivas, especialmente da Google For Education, para a efetividade da inclusão laboral de educadores universitários com deficiência. Observamos que esses artefatos agilizam e facilitam as atividades cotidianas, além de  possibilitar uma melhor interação entre o docente e seus discentes. Conclui-se, a partir dos estudos, que a Google for Education é uma  tecnologia assistiva que fornece várias opções de interações que ampliam a atuação do educador universitário com deficiência na sociedade acadêmica e promove inclusão educacional e laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestranda em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Mariana Pinkoski de Souza, Universidade La Salle Canoas

Mestra em em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista -IPA. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle Canoas

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Hildegard Susana Jung

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Publicado
2019-07-29
Seção
Artigos