DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA APAE DE BELÉM/PA

  • José Artur da Costa Castilho Universidade Federal do Pará
  • Claudia Silvana Saldanha Palheta
  • Valerie Sarpedonti Instituto de Ciências Biológicas/UFPA
Palavras-chave: Formação de professores, Métodos didático-pedagógicos, Inclusão, Deficiência intelectual

Resumo

O presente estudo se propôs a discutir a formação docente inicial a partir de experiências formativas na APAE de Belém/PA. O trabalho visou aprimorar os reflexos da vivência prática de licenciandos junto ao público-alvo da educação especial, além de contribuir com o aprendizado dos alunos contemplados pela intervenção. Diversas competências docentes para a inclusão foram desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura, tais como: estruturação de planos de desenvolvimento individualizado, elaboração de sequências didáticas e adaptações curriculares de pequeno porte. Avaliou-se a assimilação dos conteúdos trabalhados com aos alunos da APAE por meio de suportes como a pintura, o desenho, a comunicação verbal e não-verbal e o registro em foto e vídeo. A intervenção metodológica revelou-se eficaz ao preencher lacunas formativas dos futuros docentes e apresentar temas e conteúdos geralmente não trabalhados junto aos alunos com deficiência, como: diversidade étnico-racial, noções de geografia e cartografia, biodiversidade e sistema solar.

Recebido em: 25 de janeiro de 2019

Modificado em: 13 de junho de 2019

Aceito em: 27 de junho de 2019

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Biografia do Autor

Claudia Silvana Saldanha Palheta

Especialização em Educação Especial. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Email: silvanaspalheta@gmail.com

Valerie Sarpedonti, Instituto de Ciências Biológicas/UFPA

Doutorado em Ciências Biológicas. Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e
Ambiental. Instituto de Ciências Biológicas/UFPA.

Publicado
2019-07-29
Seção
Artigos