Perfil de crianças com transtorno do espectro autista em relação à independência nas atividades de vida diária

Autores

  • Wilson Nascimento SILVA Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
  • Aila Narene Dahwache Criado ROCHA Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
  • Flaviane Pelloso Molina FREITAS Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.06.p71

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Atividade de vida diária, Crianças

Resumo

Essa pesquisa aborda a temática de independência em relação às atividades de vida diária em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo teve como objetivo elaborar e apresentar o perfil de um grupo de crianças com TEA em relação ao nível de independência nas atividades de vida diária (AVD). Cinco crianças passaram por uma avaliação com o uso de um instrumento específico. A coleta foi realizada numa instituição sem fins lucrativos, localizada numa cidade da região centro-oeste do estado de São Paulo. As atividades foram realizadas de maneira mais espontâneas possíveis para fidedignidade dos dados e foram entrevistados pais e responsáveis de criança com TEA, bem como seus professores, visando àqueles que tenham maior contato com ela em suas AVD. Os resultados indicaram duas crianças independentes, duas semi-independentes e uma dependente e identificaram também diferentes perfis caracterizados pela influência dos sintomas do espectro e do meio em seu desenvolvimento. O aspecto mais afetado foi o vestuário, entendendo que a influência da família é de extrema importância no desenvolvimento deste. Por fim, a intenção além de traçar o perfil das crianças é trazer essa devolutiva para os profissionais, pais e responsáveis, afim, de contribuir para o trabalho colaborativo e futuras intervenções promovendo melhora em ambas as partes.

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Biografia do Autor

Wilson Nascimento SILVA, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília

Pedagogo com Especialização em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Educador Social na Associação de Pais e Amigos do Autista (Espaço Potencial), Marília/SP. Contato: tinhowill18@gmail.com

Aila Narene Dahwache Criado ROCHA, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília

Professora Assistente Doutora do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Contato: aila.rocha@unesp.br

Flaviane Pelloso Molina FREITAS, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília

Pedagoga. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Bolsista CAPES. Contato: flavianefreitas@uenp.edu.br

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

SILVA, W. N., ROCHA, A. N. D. C., & FREITAS, F. P. M. (2018). Perfil de crianças com transtorno do espectro autista em relação à independência nas atividades de vida diária. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(2), 71–84. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.06.p71

Edição

Seção

Artigos