Análise da produção cientifica brasileira sobre pessoas com deficiência na última década

  • Marco Antonio dos SANTOS "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
  • Solange Muglia WECHSLER
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência, Diversidade, Deficiência, Inclusão

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de identificar as características da produção cientifica brasileira sobre as pessoas com deficiência na última década. Para tanto realizou-se a revisão de publicações em periódicos entre os anos de 2006 e 2016, constantes nas bases eletrônicas de produção brasileira listados no Index-Psi (SciELO e PePSIC). Utilizou-se dos descritores a partir da combinação de duas palavras chaves: Pessoa com deficiência e deficiente. Os resultados apontaram a existência de (1120) artigos indexados no SciELO e (131) no PePSIC, revidados por pares. Foram selecionados 46 artigos, sendo 39 do SciELO e 07 do PePSIC As análises realizadas consideraram filiação dos autores: Universidades Públicas ou Particulares, estados das instituições de ensino, área do conhecimento, tipos de pesquisa: método e tipo de estudo, terminologia, tipo de avaliação: instrumentos utilizados e por fim temática estudada.v Verificamos que houve prevalência de artigos com o tema Inclusão Escolar e Mercado de Trabalho seguidos por politicas publicas e Estigma Social. Quanto aos assuntos de menor interesse, encontramos sexualidade e adoção. Possivelmente isso se dê ao fato de como as pessoas com deficiência são vistas e/ou consideradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio dos SANTOS, "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"

Psicólogo. Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, SP, Brasil. Contato: mrs38@uol.com.br

Solange Muglia WECHSLER

Psicóloga. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, SP, Brasil.

Publicado
2018-12-21