Processos tranformadores de uma experiência docente: o caso de uma professora de cegos

Autores

  • Alberto d'Avila Coelho Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas
  • Rita de Cássia Rosa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.14.p185

Palavras-chave:

Educação Especial, Cegueira, Corpo, Potência, Desejo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor alguns resultados e conclusões de uma pesquisa realizada a partir das experiências de uma professora-investigadora e seus alunos, sendo estes não possuidores do sentido da visão ou com baixa visão. Os modos de existência destes corpos envolvidos em situações de aprendizagens cotidianas produziram subjetividades que serviram como matéria investigativa, agenciada a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho cartográfico. Foram observados e problematizados alguns encontros e movimentações entre estes sujeitos na busca por responder questões, quais sejam: como uma professora vidente processa saberes junto a um grupo de alunos cegos em experiência sensorial? Como a cegueira deles interfere nos seus modos de “ver-se” no mundo e no exercício de sua docência?  Seguindo um modo narrativo-cartográfico chega-se a alguns resultados apontados neste artigo: que um corpo não vidente exposto a sensações possibilita um aprender por outros modos de ver, ouvir e sentir vitalizando um viver desestimulado; que há um corpo-força junto ao corpo físico, trivial, que se efetua nas transformações que encontros potentes são capazes de promover quando na produção de desejo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alberto d'Avila Coelho, Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas

Professor efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas (IFSUL). Possui doutorado em Artes Visuais (2005-2009) e pós-doutorado em Educação (2014). Atua no Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Educação e Tecnologia, na linha de pesquisa 2 Intervenções no espaço-tempo da educação básica: filosofia, arte e tecnologias.

Rita de Cássia Rosa dos Santos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Educação e Tecnologia, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), campus Pelotas. Graduada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora na rede pública (estadual e municipal) da cidade de Pelotas/ RS.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Coelho, A. d’Avila, & Santos, R. de C. R. dos. (2018). Processos tranformadores de uma experiência docente: o caso de uma professora de cegos. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(1), 185–196. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.14.p185

Edição

Seção

Relato de Experiência