MOVIMENTOS E ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Monica Carvalho Magalhães KASSAR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.03.p19

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar aspectos da história da constituição da pesquisa em educação no Brasil e entender como se configura a formação de pesquisadores em Educação Especial, nesse contexto. Para seu desenvolvimento, foram levantadas e analisadas circunstâncias históricas da estruturação dos primeiros órgãos de pesquisa educacional no Brasil e da formação dos primeiros pesquisadores em Educação Especial, responsáveis pela construção de Cursos lato e stricto sensu na área. Na análise desse material, foi identificada a influência de diferentes campos de conhecimento e perspectivas epistemológicas. Concluí-se que,
atualmente, sob a perspectiva pós-moderna de leitura da realidade social, a Educação Especial encontra-se diante do desafio de subsistir como área de conhecimento.

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Biografia do Autor

Monica Carvalho Magalhães KASSAR

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2017-03-06

Como Citar

KASSAR, M. C. M. (2017). MOVIMENTOS E ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 3(2). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.03.p19

Edição

Seção

Ensaio