COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES

Autores

  • ANA CLAUDIA TENOR
  • DÉBORA DELIBERATO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79

Resumo

o objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de um
protocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção do
envolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores.

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Biografia do Autor

ANA CLAUDIA TENOR

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2017-03-06

Como Citar

TENOR, A. C., & DELIBERATO, D. (2017). COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 3(2). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79

Edição

Seção

Artigos