A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • David Calheiros Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Dounis Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.4919

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de terapeutas ocupacionais de uma universidade pública da Região Nordeste do Brasil, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que permitiu entrevistar de forma reflexiva 14 terapeutas ocupacionais. A análise de dados empregada foi a de conteúdo, especificamente a temática. Os resultados indicaram que os(as) terapeutas ocupacionais são favoráveis à educação inclusiva, porém suas formações profissionais estavam direcionadas para uma dimensão clínica-terapêutica. Mediante essa situação, os(as) terapeutas ocupacionais sugerem algumas mudanças: incentivar a interface entre as áreas da saúde e educação; analisar/reformular a matriz curricular do curso; associar o conteúdo da Terapia Ocupacional no campo da educação inclusiva com os eixos do ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, é necessário que a Universidade pesquisada programe e execute ações que contribuam para formação profissional do(a) terapeuta ocupacional na perspectiva da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

David Calheiros, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem atuado nas áreas de formação de recursos humanos e ensino em educação especial, tecnologia assistiva aplicada ao contexto educacional e consultoria colaborativa escolar. 

Alessandra Dounis, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestra em Educação e Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Calheiros, D., & Dounis, A. (2015). A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 2(02). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.4919

Edição

Seção

Artigos