O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto deve estar em espaço 1,5; fonte Times New Roman 12; itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

SOBRE A REVISTA

A Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) é um periódico semestral, com publicação de artigos científicos sobre temáticas diversas em Educação Especial e Educação Inclusiva. A RDPEE não possui taxa de publicação.
Atende à demanda de fluxo contínuo, podendo haver também números especiais organizados na forma de Dossiês, encomendados pela Comissão Editorial, organizados a partir de seleção de trabalhos apresentados e/ou premiados em eventos científicos da área ou, ainda, selecionados por meio de edital específico.
A revista online está aberta a toda comunidade científica, com acesso por meio do site de Publicações da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FFC/UNESP). Para garantir um maior número de autores na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano.
As colaborações para a RDPEE podem ser apresentadas como: ensaios teóricos, relatos de pesquisa e resenhas. A revista, eventualmente, poderá aceitar outros tipos de contribuições que não se enquadram nessas seções fixas, a saber: revisão de literatura, relatos de experiência, artigos técnicos e depoimentos e/ ou entrevistas

 

MANUSCRITOS PRIORIZADOS PELA REVISTA

Ensaios Teóricos
Trabalhos teóricos encomendados pela Comissão Editorial que retratam o conhecimento aprofundado do autor para refletir criticamente sobre um constructo científico existente e articulá-lo às áreas da Educação Especial da Educação Inclusiva, bem como cooperar para seus avanços. Os textos para esta seção consistem, ainda, em descrições de desenhos diversos, para diferentes realidades e/ou situações que expressem como o universo da Educação Especial e da Educação Inclusiva se apresenta. Relacionam-se ao conceito de sociedade inclusiva e de seu reconhecimento, especialmente pelas esferas governamentais.
Relatos de Pesquisa
A estrutura típica deste texto consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação científica, os quais podem aparecer na seguinte ordem: introdução com os objetivos de investigação; método; resultados; discussão; e conclusão ou considerações finais.
Resenhas
Consiste em um texto de apreciação e apresentação de livros ou coletâneas da área de Educação Especial publicados até, cinco anos antes da data de envio da resenha.


OUTRAS SEÇÕES
Revisão de Literatura
A Revisão de Literatura deve ser composta de sínteses de pesquisas ou meta-análises, com uma avaliação crítica de um material já publicado. Espera-se que os autores, ao integrar e avaliar os dados, explicitem possíveis lacunas e avanços. Muito embora não haja uma estrutura de seções pré-definidas para este tipo de contribuição, os autores devem atentar também para aspectos fundamentais do método desse tipo de texto, a saber: bases de busca e critérios para a realização dessa busca; período e descritores considerados; como foi analisado o material encontrado; e, por fim, sugere-se que esse material seja apresentado numa seção de resultados, de acordo com os padrões atuais dos periódicos científicos qualificados ou avaliados por pares. Sugere-se, também, o uso de ferramentas atuais que auxiliam na elaboração dessas buscas, tais como: Parsifal, Zotero e NVivo.
Relatos de Experiência
Descrição nos moldes científicos de procedimentos e tecnologias educacionais, com vistas a um melhor equacionamento de situações ou problemas educacionais e/ou melhor atuação do profissional da área de Educação Especial. As seções desse texto são mais livres, mas é de fundamental importância a presença de uma introdução e de um desenvolvimento que explicite a condução da experiência.
Depoimentos e/ou Entrevistas
Seção aberta a pesquisadores e/ou personalidades com representação pública na área de Educação Especial, com vistas à descrição de depoimentos e/ou entrevistas sobre temas relevantes para a revista.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Forma de Submissão
A submissão dos textos à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) deve ser feita exclusivamente pelo site da Revista, conforme orientações e passo a passo do sistema.

Submissão para avaliação
Todo artigo deve ser submetido junto ao sistema da Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE), contendo todas as informações dos autores, conforme é solicitado no preenchimento de metadados. Esses dados são os que constarão da publicação, após avaliação do texto e, portanto, são de responsabilidade de quem submete o texto ao processo de avaliação.

Processo de avaliação por pares e arbitragem científica
Todos os artigos submetidos à Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE) que estiverem de acordo com as “Normas da Revista” e com a política editorial da RDPEE serão analisados pelo Conselho Editorial, em duas fases: a) quanto ao seu mérito e adequação científica e b) encaminhamento para avaliadores de reconhecida competência no assunto para emissão de parecer (peer review). Ao longo desse processo de julgamento, o anonimato é garantido e as sugestões dos avaliadores são consideradas e a decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo fica sob responsabilidade dos Editores da Revista.
A decisão da primeira fase, tem como objetivo a consideração da pertinência, do interesse e da qualidade dos artigos, assim como os critérios definidos de acordo com a política editorial da revista e as normas para a apresentação de originais. E os pareceres da segunda fase irão fundamentar a decisão final do Conselho Editorial da RDPEE no que se refere à publicação dos artigos.

ESTRUTURA DO TEXTO

Resumo: o resumo deverá expor o objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusões, quanto se tratar de relato de pesquisa. No caso dos demais tipos de texto, serão aceitas variações, exceto para revisões de literatura, que deverão seguir também os itens descritos anteriormente. Os resumos deverão conter, no máximo, 250 palavras, ser digitados sem parágrafos e sem citações de autores e datas. Palavras-Chave: fazer a indicação após o resumo (mínimo de três e máximo de cinco palavras). Utilizar o site do Thesaurus Brasileiro da Educação do INEP no site www.inep.gov.br.
Abstract e Keywords: o resumo em inglês, bem com os descritores, deverão ser apresentados logo após o resumo em português, seguindo as mesmas normas apontadas anteriormente. Corpo do Texto: considerar as indicações de acordo com o tipo de manuscrito submetido, descritas na Seção Sobre o tamanho e formatação dos manuscritos.
Referências: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas atuais da ABNT.
Agradecimentos: devem ser incluídas colaborações relacionadas ao reconhecimento técnico da pesquisa: apoio financeiro, por exemplo.
Ensaios teóricos, Relatos de Pesquisa e Revisões de Literatura: devem ser digitados em papel A4 e com páginas numeradas (canto superior direito). Conter no mínimo 16 e no máximo 20 laudas, incluindo as referências. O espaçamento no corpo do texto deve ser de um e meio, fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, texto justificado, parágrafos com 1,25 cm. As margens deverão seguir 2,5 cm para esquerda, direita, inferior e superior.
Relatos de Experiência e Depoimentos e/ou Entrevistas: os textos devem ser digitados em papel A4 e com páginas numeradas (canto superior direito). Conter no mínimo 8 e no máximo 12 laudas, incluindo as referências. O espaçamento no corpo do texto deve ser de um e meio, fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, texto justificado, parágrafos com 1,25 cm. As margens deverão seguir 2,5 cm para esquerda, direita, inferior e superior.
Resenhas: o texto deverá conter todas as informações para a identificação do trabalho comentado e ser redigido, por, no máximo, dois autores. Devem ser digitadas em papel A4 e com páginas numeradas (canto superior direito). Conter no mínimo 2 e no máximo 3 laudas, incluindo as referências. O espaçamento no corpo do texto deve ser de um e meio, fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, texto justificado, parágrafos com 1,25 cm. As margens deverão seguir 2,5 cm para esquerda, direita, inferior e superior.
Notas de rodapé ou ao final do texto: devem ser evitadas e, quando isso não for possível, estas devem ser colocadas no pé da página, utilizando o recuso disponível no Editor de texto (Word); as remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.
Ilustrações: (figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, radiografias). As legendas devem ser inseridas abaixo das ilustrações, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e centralizadas. No caso de imagens que indiquem indivíduos ou grupo de indivíduos, deverá ser apresentada, à Comissão Editorial, cópia dos documentos em que conste a autorização destes para publicação do material.
Tabela: apresentam informações tratadas estatisticamente e devem seguir os padrões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O título deve ser inserido na parte superior, centralizado, e a numeração é consecutiva, em algarismos arábicos. Caso seja necessário especificar a fonte dos dados, esta deve ser colocada abaixo da tabela e o texto alinhado à esquerda.
Anexos e Apêndices: devem ser evitados. No entanto, aqueles de extrema importância para a compreensão ou complementação do texto principal, podem ser inseridos.
Nota: os dados e conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e aspectos éticos (pesquisas com seres humanos – Resoluções 466/2012 e 510/2016) são de inteira responsabilidade dos autores. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da RDPEE serão devolvidos aos autores, ou serão solicitadas adaptações, indicadas em mensagem eletrônica (e-mail), antes de seu envio aos pareceristas ad hoc.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.