Observatórios

um levantamento do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.08.p86

Palavras-chave:

Observatório, Sistematização da informação, Indicadores, Tomada de decisão.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório e analítico sobre as dimensões características dos observatórios e seus elementos estruturantes. Um estudo de cenários e do ambiente em que os observatórios estão usualmente inseridos é desenvolvido por meio de uma análise SWOT. A revisão de literatura aborda aspectos relevantes quanto aos observatórios, como conceito, surgimento e trajetória, características, finalidade, temática e atuação, natureza e vinculação administrativa, suas atividades e produtos, e, por fim, seus processos, métodos e procedimentos. Espera-se com este estudo contribuir para a compreensão do estágio atual do tema de observatórios, com uma sistematização de seu campo de conhecimento, apresentação dos resultados da investigação, identificação das temáticas e abordagens praticadas, assim como, ao final, indicar lacunas e campos para exploração em futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian Campos Soares, Empresa de Planejamento e Logística / Secretaria-Geral da Presidência da República

Graduada como Bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1997). Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2000). Especialista em Gestão Tecnológica e de Negócios pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Aluna regular do Programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação - MGCTI da Universidade Católica de Brasília - UCB (2017). Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Transportes - PPGT da Universidade de Brasília - UNB (2017). Formada pelo Programa de Gestão da Logística Pública pela Escola Nacional Administração Pública - ENAP (2015). Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Infraestrutura e Governança de TI, Planejamento Estratégico de TI, Planejamento Diretor de TI, Gestão de Projetos de TI, Gestão de Sistemas de Informação de apoio ao planejamento e acompanhamento de Transporte e modelos de implementação de Observatórios de Logística. Possui sólidos conhecimentos da Gestão da Logística Pública (Licitação, Contratos, Materiais, Suprimentos, Convênios para Concedentes), Planejamento Governamental, Orçamento Público e Gestão Orçamentária e Financeira. Certificada ITIL Foundation (Foundation Certificate in IT- Service Management) pela EXIN, System Designer do Siemon Cabling System pela SIEMON COMPANY e FCP Master do Furukawa Cabling System pela FURUKAWA. Atualmente está como Assessora Técnica e Coordenadora do Observatório da EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A..

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1979), Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1988) e Doutor em Ciência da Computação pelo Laboratoire dInformatique, Robotique et de Microélectronique de Montpellier - LIRMM, França (1992). Entre 1986 e 2004, foi professor do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (antiga UFPB), tendo atuado nos cursos de Tecnologia em Processamento de Dados, Bacharelado em Ciência da Computação, Mestrado em Informática e Doutorado em Engenharia Elétrica. Desde 2001 é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento. Tem experiência como consultor de organismos internacionais em projetos juntos a órgãos do Governo Federal Brasileiro.

Hércules Antonio do Prado, Universidade Católica de BrasíliaEmbrapa

Hércules Antonio do Prado é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília, Diretor Administrativo-Financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fundação Eliseu Alves) e editor da Revista Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação - ISSN 2526-8384 (https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RGCTI). Foi Diretor Técnico e membro do Conselho Curador da Fundação Eliseu Alves e integrou o corpo de avaliadores de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão organizacional, planejamento estratégico, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, informática na educação e inteligência competitiva. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Baseados em Conhecimento, atuando principalmente em Inteligência Artificial aplicada às organizações. Publicou mais de 100 trabalhos científicos entre artigos em periódicos e eventos, livros e capítulos de livros. Orientou ou co-orientou mais de 40 dissertações de mestrado e 3 trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Sua formação inclui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1989) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), com estágio doutoral na University of Pittsburgh, EUA (1999).

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Soares, L. C., E. Ferneda, e H. A. do Prado. “Observatórios: Um Levantamento Do Estado Do Conhecimento”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 3, outubro de 2018, p. 86 ao 110, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n3.08.p86.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)