O conceito de mediação na Ciência da Informação brasileira

uma análise a partir da BRAPCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.05.p33

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Ciência da Informação no Brasil, Mediação, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar os autores citados e suas abordagens em pesquisas sobre a mediação no campo da Ciência da Informação brasileira. Realiza levantamento bibliográfico recorrendo à análise das citações dos artigos publicados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) entre 2007 e 2017. Constata que há diversas abordagens acerca da temática, nas quais o conceito de mediação é empregado tanto numa perspectiva informacional e cultural, como também educacional e pedagógica. Com base nisso, aponta o caráter interdisciplinar no modo como o conceito é compreendido, o que possi­bilita uma visão ampla sobre ele e contribui para avanços paradigmáticos na área. A quantidade de artigos sobre mediação tem cres­cido bastante nos últimos dez anos, explicitando a presença cada vez mais frequente da temática, cooperando tanto para o desenvol­vimento de discussões epistemológicas no campo da Ciência da Informação brasileira, como acerca da prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Santos Da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Lidia Eugênia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Da Silva, F. S., J. V. Nunes, e L. E. Cavalcante. “O Conceito De mediação Na Ciência Da Informação Brasileira: Uma análise a Partir Da BRAPCI”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 2, agosto de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n2.05.p33.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.