Metateoria, Ciência da Informação e Organização do Conhecimento

um estudo a partir da literatura científica da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.02.p6

Palavras-chave:

Teoria, Metateoria, Organização do conhecimento, George Ritzer, Literatura científica

Resumo

Conhecida como a área do conhecimento que teoriza sobre outras teorias, a metateoria, nos últimos anos, encontrou terre-no fértil nos estudos da Ciência da Informação e da Organiza-ção do Conhecimento preocupando-se com as filosofias e metodologias empregadas nesse domínio. O presente trabalho tem como objetivo verificar como os estudos metateóricos são apresentados no domínio da Ciência da Informação e da Orga-nização do Conhecimento no âmbito da literatura científica da área. Para tanto, partimos da análise dos trabalhos indexados nas bases de dados Library and Information Science Abstracts (LISA) e SCOPUS que continham em seu título e/ou palavras-chave o termo "metateoria". Os dados foram analisados sob a ótica dos estudos metateóricos de Ritzer e os resultados de-monstraram uma pluralidade de abordagens discutidas na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento, o que confirma a aplicabilidade da metateoria no âmbito dos estudos desse domínio, caracterizando-o como um promissor campo de pesquisa nessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juan Bernardo Montoya-Mogollón, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP.

Doutorando em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista/UNESP. Mestre em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista/UNESP; Historiador da Universidad del Valle. Atualmente trabalha no estudo da Ciência Diplomática e da Forense Digital em documentos arquivísticos digitais; na Gestão Documental, realizando a organização de documentos em diferentes entidades públicas e privadas. Tem experiência na área de História e Arquivologia há sete anos, atuando nos seguintes temas: Ciência da Informação, Arquivologia, Gestão Documental, Programas de Gestão Documental, Tabelas de Controle de Acessibilidade, Tabelas de Temporalidade de Documentos, entre outros. Pesquisador do grupo Gênese Documental Arquivística, da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo Científico Acervos Digitais da Universidade de Brasília. Pesquisador do Grupo Científico INTERCULTURA - Red Internacional de Investigadores en Estudios de Fiesta, Nación y Cultura - REDRIEF- 1997. Pesquisador do Grupo Científico Nación, Cultura y Memoria da Universidad del Valle.

Rafael Cacciolari Dalessandro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2015). Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Ciência da Informação também pela UNESP, trabalhando com os pressupostos teóricos éticos existentes nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia nas universidades brasileiras.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Montoya-Mogollón, J. B., R. Cacciolari Dalessandro, e N. B. Tognoli. “Metateoria, Ciência Da Informação E Organização Do Conhecimento: Um Estudo a Partir Da Literatura científica Da área”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 2, agosto de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n2.02.p6.

Edição

Seção

Artigos