Estudo das comunidades discursivas formadas pela interdisciplinaridade entre as áreas de Ciência da Informação e análise do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.06.p61

Palavras-chave:

Análise do discurso de Matriz Francesa, Análise Bibliométrica, Análise de citação, Análise de cocitação.

Resumo

Este estudo objetiva avaliar a Análise do Discurso nos estudos em Ciência da Informação no Brasil, sob a perspectiva da análise bibliométrica de suas comunidades discursivas, em que se encontram os pesquisadores brasileiros expoentes que tratam da temática e seus referentes teóricos. Mais especificamente, busca analisar os indicadores bibliométricos de citação e cocitação, a fim de identificar e analisar seus referentes teóricos, entendendo as estruturas em que se articulam pesquisadores e temática referente à Ciência da Informação no Brasil. Para tanto, realizou-se uma busca na base BRAPCI om as expressões: análise do discurso (sem aspas), “análise do discurso” e “discourse analysis”, conjuntamente com “Foucault”, a fim de se recuperar todos artigos referentes à matriz francesa do discurso. A análise consistiu instrumento essencial para o entendimento mais aprofundado do comportamento cientifico das comunidades discursivas que abordam a escola francesa da Análise do Discurso nos estudos da Ciência da Informação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Gutierres Castanha, R. C., e L. Mello Lima. “Estudo Das Comunidades Discursivas Formadas Pela Interdisciplinaridade Entre As áreas De Ciência Da Informação E análise Do Discurso”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 1, maio de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n1.06.p61.

Edição

Seção

Artigos