Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53

Palavras-chave:

Biblioterapia, Biblioterapia de desenvolvimento, Programas de biblioterapia no Reino Unido, Literatura, Livros de autoajuda.

Resumo

Esse estudo possui como objetivo principal a análise das semelhanças e diferenças na aplicação dos três principais programas de Biblioterapia no Reino Unido: Books on Prescription, Well into Words e Get into Reading. O primeiro programa analisado, Books on Prescription, utiliza receitas médicas para livros de autoajuda. O segundo, Well into words, pioneiro de biblioterapia de desenvolvimento, utiliza literatura para promover o bem-estar. Igualmente o faz o terceiro, Get into Reading, com a diferença de só utilizar literatura clássica britânica em suas leituras. A realização da pesquisa demandou a revisão bibliográfica a respeito do tema, tais como artigos de profissionais britânicos que aplicam ou estudam os programas supracitados. Além de bibliográfica, a pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa. Conclui-se que a principal diferença entre os programas é o método de administração da leitura: enquanto Well into Words e Get into Reading valem-se de grupos de leitura, entendendo a biblioterapia como uma terapia do diálogo e da interação, o programa mais popular, o Books on Prescription se vale da leitura solitária para fazer mudanças no comportamento. Outra grande diferença está no tipo de material usado: enquanto os outros dois utilizam literatura, Books on Prescription utiliza material de autoajuda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Dra. no Programa de Pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Como Citar

Leite, M. B., e C. F. Caldin. “Programas De aplicação Da Biblioterapia No Reino Unido”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, nº 3, outubro de 2017, doi:10.36311/1981-1640.2017.v11n3.06.p53.

Edição

Seção

Artigos