Gestão da Informação e Inovação Aberta

oportunidades em ações integradas

Autores

  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1897-3946

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n2.07.p72

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Inovação Aberta, Negociação, Ações Integradas, Multidisciplinaridade.

Resumo

O objetivo geral deste estudo é analisar de que forma a gestão da informação pode atuar nos processos de inovação de forma colaborativa (por meio de parcerias). O modelo de Inovação Aberta se apresenta como um novo paradigma na maneira de realizar a gestão da inovação. No âmbito deste estudo, defende-se a relevância dos modelos de gestão da informação na aplicação do processo de Inovação Aberta, na qual o ativo ‘informação’ é tratado de forma a ser coletado, processado, divulgado e gerenciado, tendo, desta forma, um papel eficiente para atenuar as incertezas e desconfianças que podem surgir em um processo colaborativo. Quando a informação é disponibilizada para os parceiros de forma organizada, o processo pode se tornar mais eficiente e, consequentemente, atingir a performance desejada. Embora este seja um estudo exploratório sobre a abordagem multidisciplinar das temáticas de Gestão da Informação e Inovação Aberta, como resultado foi possível apresentar uma proposta de ação integrada no âmbito do contexto do desenvolvimento de inovações em colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL, Portugal

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

Referências

.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

Cândido, A. C. “Gestão Da Informação E Inovação Aberta: Oportunidades Em ações Integradas”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, nº 2, junho de 2017, doi:10.36311/1981-1640.2017.v11n2.07.p72.

Edição

Seção

Artigos