Análise de publicações da temática “Web Semântica” na América Latina

um olhar nas bases de dados da Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.07.p58

Palavras-chave:

web semântica, américa latina, bibliometria, produção científica.

Resumo

O armazenamento e disponibilização de dados na Web vem crescendo significativamente, gerando problemas para que agentes computacionais recuperem informações. A Web Se-mântica tem como proposta tornar os agentes computacionais aptos entender o significado das informações. Nessa perspec-tiva, considera-se de extrema relevância uma descrição de co-mo o tópico da Web Semântica tem sido utilizada desde seu início, bem como uma análise tanto descritiva, como quantitati-va de seu impacto na comunidade científica, através de estudos bibliométricos. Assim, esse trabalho objetiva analisar a produ-ção científica na América Latina, do tema Web Semântica, observando como tal região está frente a outras, bem como as características que as produções de tal região apresentam. Tal análise acontece por meio de uma metodologia quantitativa do conhecimento armazenado na base de dados Web of Science. Observou-se que utilizando como parâmetro todo o planeta, a produção da América Latina foi baixa, demonstrando a neces-sidade de que mais pesquisadores nessa região inicie estudos tratando desse tópico, outro destaque, foi a baixa produção da Ciência da Informação, que se mostra como uma área que tem muito a contribuir com estudos da Web Semântica, porém vem fazendo esse papel de forma discreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

Jessica Oliveira de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP). Professor do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Coneglian, C. S., J. O. de Souza, e J. E. Santarem Segundo. “Análise De publicações Da temática ‘Web Semântica’ Na América Latina: Um Olhar Nas Bases De Dados Da Web of Science”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 2, novembro de 2016, doi:10.36311/1981-1640.2016.v10n2.07.p58.

Edição

Seção

Trabalhos Selecionados EIICA 2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)