O todo é maior do que a soma das partes

estado da arte sobre indexação por assuntos na criação de catálogos coletivos

Autores

  • Jorge Revez Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Programa em Ciências da Documentação e Informação http://orcid.org/0000-0002-3058-943X

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n1.07.p61

Palavras-chave:

Subject indexing, Union catalogs, Vocabulary control, Library catalogs, OPAC, Information organization systems

Resumo

Este trabalho investiga o problema da indexação por assuntos no momento da criação de catálogos bibliográficos coletivos centralizados, isto é, o que sucede, numa fusão eletrónica, com os termos inseridos nos campos de descrição dos conteúdos. Procura-se sistematizar neste estado da arte as soluções encontradas, no contexto dos sistemas de organização da informação, para rentabilizar o investimento na utilização de descritores de assunto em catálogos bibliográficos locais no momento da formação/fusão de catálogos coletivos. Conclui-se que, não existindo um modelo que se possa aplicar uniformemente a todos os projetos, as diferentes soluções devem resultar de um esforço de planeamento coletivo que implemente um conjunto adequado de medidas. É proposta uma recomendação para as redes que irão promover a criação de catálogos coletivos centralizados em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Revez, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Programa em Ciências da Documentação e Informação

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado. É doutorando em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Referências

.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Revez, J. “O Todo é Maior Do Que a Soma Das Partes: Estado Da Arte Sobre indexação Por Assuntos Na criação De catálogos Coletivos”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, nº 1, fevereiro de 2017, doi:10.36311/1981-1640.2017.v11n1.07.p61.

Edição

Seção

Artigos