Informatização de Bibliotecas

a realidade nigeriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n1.06.p63

Palavras-chave:

Informatização de Bibliotecas, Informação Globalizada, Analfabetismo, Desenvolvimento Educacional, Países em Desenvolvimento. Nigéria.

Resumo

Este artigo apresenta uma visão ontológica do conceito de informatização de bibliotecas em uma perspectiva global. O artigo não somente apresenta uma radiografia dos processos envolvidos com a informatização de bibliotecas, mas também fornece uma visão para os vantajosos resultados que essa tendência traz, no que tange a erradicação do analfabetismo, bem como na promoção do desenvolvimento educacional, por meio do uso eficiente das bibliotecas, especialmente entre os países em desenvolvimento. Novas competências em relação à informatização de bibliotecas têm aumentado o prestígio/moral dos bibliotecários, criação de novos empregos e nova divisão de trabalho etc., além de tratar dos obstáculos existentes quando da informatização de bibliotecas. No entanto, esse contexto é uma bomba relógio global concreta, uma vez que enfatiza o fato de a informatização provocar uma lacuna universal ao desenvolvimento educacional no mundo entre os países mais desenvolvidos tecnologicamente e os outros menos desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tony Ikponmwosa Obaseki, University of Nigeria

University of Nigeria Nsukka Nigéria

Referências

.

Publicado

2011-06-17

Como Citar

Obaseki, T. I. “Informatização De Bibliotecas: A Realidade Nigeriana”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 5, nº 1, junho de 2011, p. 63-72, doi:10.36311/1981-1640.2011.v5n1.06.p63.

Edição

Seção

Artigos