Desenvolvimento de acervo na Biblioteca Maulana Azad (AMU) e na Biblioteca Central da Universidade de Delhi

um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2010.v4n2.01.p3

Palavras-chave:

Formação e Desenvolvimento de Coleções, Acervos Bibliográficos, Política de Desenvolvimento de Coleções, Bibliotecas Universitárias.

Resumo

O desenvolvimento de coleções inclui o planejamento de uma construção sistemática e racional da coleção geral. O processo inclui diversas atividades, tais como as necessidades dos usuários, a avaliação das coleções atuais, a determinação de uma política de seleção, gestão de itens selecionados, a análise e o armazenamento de itens de coleção incorporada ao planejamento e compartilhamento de recursos. Assim, o desenvolvimento de coleções não é uma atividade singular, mas um grupo de atividades. Organizacionalmente, bibliotecas universitárias têm pelo menos dois padrões estruturados para o desenvolvimento de coleções: sistemas centralizados e descentralizados. No desenvolvimento de coleções centralizadas toda a responsabilidade é da biblioteca central, por outro lado, o desenvolvimento de coleções descentralizadas é de responsabilidade do setor ou departamento acadêmico. Esta pesquisa foi realizada para obter uma visão geral do desenvolvimento de coleções na Biblioteca Maulana Azad da Aligarh Muslim University (AMU) e na Biblioteca Central da Universidade de Delhi (DU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Shajarul Islam Khan, Aligarh Muslim University

Research Scholar Department of Library and Information Science Aligarh Muslim University Aligarh (State of Uttar Pradesh)

Musheer Ahmad Khan, Aligarh Muslim University

Department of Library and Information Science Aligarh Muslim University (AMU)

Referências

.

Publicado

2011-07-17

Como Citar

Khan, S. I., e M. A. Khan. “Desenvolvimento De Acervo Na Biblioteca Maulana Azad (AMU) E Na Biblioteca Central Da Universidade De Delhi: Um Estudo Comparativo”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 4, nº 2, julho de 2011, p. 3-21, doi:10.36311/1981-1640.2010.v4n2.01.p3.

Edição

Seção

Artigos