Padrões de busca e uso de artigo científicos

um estudo com pós-graduandos em educação brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2009.v3n2.03.p32

Palavras-chave:

Comportamento Informacional, Busca de Informação, Pós-Graduandos Brasileiros, Educação, Informação Científica

Resumo

Este artigo apresenta parte de um estudo mais amplo sobre o uso de fontes de informação para realização de levantamento bibliográfico por pós-graduandos em Educação. São relatados os hábitos de pós-graduandos em relação à busca de informações em periódicos científicos e à leitura de artigos neles publicados. Participaram deste estudo 60 alunos de um curso de pós-graduação em Educação de uma universidade brasileira, sendo 28 de mestrado e 32 de doutorado escolhidos mediante sorteio. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de um questionário eletrônico. Os participantes indicaram os tipos de artigos que eles usualmente liam e a importância atribuída a cada um deles. Para cada tema tratado no questionário eletrônico, os dados são inicialmente apresentados e analisados no conjunto dos 60 participantes do estudo, e comparados entre mestrandos e doutorandos. Utilizou-se o teste de Qui-Quadrado (?2), a prova exata de Fisher e ainda o coeficiente de correlação de Spearman. Os relatos de pesquisa são os itens mais consultados pelos participantes nos periódicos. Os artigos de revisão crítica de uma área ou assunto são os mais valorizados pelos participantes. Os artigos metodológicos aparecem em quarta posição em frequência de leitura e em atribuição de importância e são mais valorizados por doutorandos que por mestrandos. Os estudantes lêem estes artigos usando diferentes procedimentos. As possíveis razões para os estudantes valorizarem os artigos de revisão crítica e ensaios teóricos são discutidos. O presente estudo visa oferecer uma contribuição ao entendimento do uso de informação científica por pós-graduandos, descrevendo alguns hábitos dos estudantes relacionados à busca de informação em periódicos científicos e à leitura de artigos.

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Biografia do Autor

Sadao Omote, Univ Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial Campus de Marília Av. Higyno Muzzi Filho, 737 Campus Universitário 17525-900 - Marília, SP Brasil

Paulo Sergio Teixeira do Prado, Univ Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da Educação Campus de Marília Av. Higyno Muzzi Filho, 737 Campus Universitário 17525-900 - Marília, SP Brasil

Helen de Castro Silva Casarin, Univ Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília Av. Higyno Muzzi Filho, 737 Campus Universitário 17525-900 - Marília, SP Brasil

Referências

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Publicado

2010-10-10

Como Citar

Omote, S., P. S. T. do Prado, e H. de C. S. Casarin. “Padrões De Busca E Uso De Artigo científicos: Um Estudo Com pós-Graduandos Em educação Brasileiros”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 3, nº 2, outubro de 2010, doi:10.36311/1981-1640.2009.v3n2.03.p32.

Edição

Seção

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