Interface entre linguística, terminologia e documentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2009.v3n2.04.p56

Palavras-chave:

Linguística, Documentação, Terminologia, Linguística Documentária, Formação do Documentalista.

Resumo

Apresenta reflexão na interface entre Linguística, Documentação e Terminologia salientando os aspectos que se relacionam à proposição de procedimentos pedagógicos voltados à formação do documentalista. Destaca-se a superioridade da linguagem natural como lugar original do significado para mostrar seu papel privilegiado de acesso ao conhecimento, a que devem corresponder metodologias de ensino e aprendizagem que permitam compreender o lugar da linguagem de especialidade, bem como o da linguagem das atividades documentárias. Discute a proposta da Linguística Documentária que, no diálogo com a terminologia, procura salientar as funções dos percursos onomasiológicos – da emissão à conceptualização (do conceito ao termo) - e semasiológicos – da recepção e interpretação (do termo ao conceito), na formação do documentalista, apresentando, em seguida, breve síntese de experiência didático-pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo, Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Escola de Comunicações e Artes (ECA) Universidade de São Paulo (USP) Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 Cidade Universitária - Butantã São Paulo – SP Brasil

Marilda Lopes Ginez de Lara, Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Escola de Comunicações e Artes (ECA) Universidade de São Paulo (USP) Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 Cidade Universitária - Butantã São Paulo – SP Brasil

Referências

.

Publicado

2010-10-10

Como Citar

Tálamo, M. de F. G. M., e M. L. G. de Lara. “Interface Entre linguística, Terminologia E documentação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 3, nº 2, outubro de 2010, doi:10.36311/1981-1640.2009.v3n2.04.p56.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)