Cooperação, compartilhamento e colaboração

caso da rede de bibliotecas e centros de informação em arte no estado do Rio de Janeiro- REDARTE/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.13.p211

Palavras-chave:

Informação em Arte, Redes, Cultura Informacional, Cooperação, Compartilhamento, Colaboração, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento.

Resumo

Procura identificar e analisar as ações da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) para promover a geração de novos conhecimentos e a implementação de novas ideias, minimizando as dificuldades encontradas pelos profissionais de informação que trabalham nas instituições integrantes da Rede, de modo a otimizar o atendimento ao usuário e o enriquecimento da área de informação em arte. Busca investigar se a cultura organizacional e informacional da REDARTE/RJ favorece a cooperação, o trabalho colaborativo, o compartilhamento de informações e experiências e a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Analisa os processos de cooperação, de compartilhamento e de colaboração entre as unidades da REDARTE/RJ, buscando constatar se a Rede pode ser considerada uma rede social do conhecimento. Procura compreender de que forma a REDARTE/RJ vem utilizando e tirando proveito da interação e da colaboração para o cumprimento das finalidades determinadas em seu estatuto. Conclui que a REDARTE/RJ tem um papel relevante para a área de informação em arte, para os seus usuários e para os profissionais e instituições que dela fazem parte. Contudo, para que se torne uma rede social do conhecimento, alguns aspectos necessitam ser trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Brito de Oliveira, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Professor Substituto da Universidade Federal Fluminense Brasil

Regina de Barros Cianconi, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Adjunto Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Oliveira, C. B. de, e R. de B. Cianconi. “Cooperação, Compartilhamento E colaboração: Caso Da Rede De Bibliotecas E Centros De informação Em Arte No Estado Do Rio De Janeiro- REDARTE/RJ”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.13.p211.