Qualidade das informações dos processos licitatórios para a contratação de obras de engenharia na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Autores

  • Lucimeiry Maria Minuzzi-Nascimento Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Inês Tomaél Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-6717-1846

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.10.p144

Palavras-chave:

Qualidade da Informação, Fluxo de Informação, Gestão da Informação, Licitação, Universidade.

Resumo

A informação é considerada como produto de alto valor que pode ser o diferencial de uma instituição, e a boa qualidade da informação é o que a distingue em qualquer procedimento administrativo, inclusive numa licitação. Dessa forma, com base na classificação da informação apresentada por Moresi (2000), informações crítica, mínima e, potencial, o objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade das informações dos processos licitatórios para a contratação de obras de engenharia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas: (i) pesquisa documental e (ii) questionário com perguntas abertas. Os principais resultados da pesquisa indicam que: o valor da informação mínima trata de informação para gestão, e estas foram encontradas no cadastro e nos dados de identificação dos processos de licitação; a crítica, que oferece segurança para as ações com menos imperfeição, foi encontrada em várias partes dos processos, com maior ênfase no edital e a informação potencial, reputada como a vantagem competitiva, foi utilizada na seleção da empresa vencedora, mediante análise da proposta apresentada. Os resultados desta pesquisa oportunizaram a descoberta de aspectos relacionados à: (a) prática profissional - diante da importância da aprendizagem, na capacidade de discernir dentre as informações quais são as mais apropriadas ao processo decisório em questão; (b) a eficiência no uso, no armazenamento e no descarte da informação, procedimentos que levam a descobrir possíveis faltas, falhas ou informações divergentes, que têm obstaculizado o aperfeiçoamento das atividades laborais, com produção de tarefas imperfeitas que precisam ser modificadas no curso de sua execução. Por consequência, entende-se por oportuno sugerir a realização de uma pesquisa com relação ao comportamento informacional dos gestores envolvidos tanto na elaboração da pasta técnica quanto na licitação de obras na UEL, abrangendo a contratação e alteração contratual, devido ao que foi verificado no trabalho aqui apresentado.

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Biografia do Autor

Lucimeiry Maria Minuzzi-Nascimento, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Maria Inês Tomaél, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Referências

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Publicado

2013-07-28

Como Citar

Minuzzi-Nascimento, L. M., e M. I. Tomaél. “Qualidade Das informações Dos Processos licitatórios Para a contratação De Obras De Engenharia Na Universidade Estadual De Londrina (UEL)”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.10.p144.