Barreiras à pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação

um estudo entre bolsista de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n2.06.p57

Palavras-chave:

Barreiras à Pesquisa, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Profissionais da Informação, Bolsistas de Pesquisa, NET/SET.

Resumo

Este artigo analisa as barreiras relacionadas ao campo científico da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Um questionário estruturado foi elaborado e aplicado diretamente aos bolsistas de pesquisa da área de BCI, e que estão atualmente desenvolvendo pesquisas nas universidades/faculdades de Tamil Nadu (Índia). Um total de 124 questionários foi distribuído entre os pesquisadores e obteve-se o retorno de 109 respondentes. A maioria dos obstáculos enfrentados pelos entrevistados refere-se a ‘gastos excessivos’, ‘falta de conhecimento estatístico’, ‘infraestrutura inadequada’ e ‘má qualidade das respostas obtidas na coleta de dados’. Recomenda-se que as universidades/faculdades que oferecem programas de investigação devem considerar a redução de gastos, no que tange a estrutura de custos para o desenvolvimento de pesquisa e, também, as escolas/departamentos e seu corpo docente que oferecem programas de investigação devem redesenhar o conteúdo programático, a fim de incluir os conhecimentos necessários para se executar uma pesquisa. Além disso, enfatiza-se que os profissionais de BCI devem estimular e dar apoio aos bolsistas de pesquisa, provendo-lhes os dados indispensáveis à pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

K. S. Sivakumaren, Anna University

Bibliotecário Assistente Library, MIT Campus, Anna University Chennai - 600 044 - Tamil Nadu - Índia

S. Swaminathan, Vidyalaya College of Education

Bibliotecário Sri Ramakrishna Mission Vidyalaya College of Education Coimbatore - Índia

B. Jeyaprakash, Bharathidasan University

Bibliotecário Assistente University Library - Bharathidasan University Trichy-24 - Tamil Nadu – Índia

G. Karthikeyan, Bharathidasan University

Bibliotecário Assistente Bharathidasan University Trichy-24 - Tamil Nadu – Índia

Referências

.

Publicado

2013-01-23

Como Citar

Sivakumaren, K. S., S. Swaminathan, B. Jeyaprakash, e G. Karthikeyan. “Barreiras à Pesquisa Em Biblioteconomia E Ciência Da Informação: Um Estudo Entre Bolsista De Pesquisa”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 5, nº 2, janeiro de 2013, p. 65-76, doi:10.36311/1981-1640.2011.v5n2.06.p57.

Edição

Seção

Artigos