Foco e Escopo

O Brazilian Journal of Information Science - BRAJIS é um periódico científico de acesso aberto, que publica artigos resultantes de pesquisa teórica ou empírica,   bem como tradução de textos clássicos ou fundamentais relacionados ao amplo campo da Ciência da Informação. Dessa forma, todos os artigos deverão destacar em que medida sua temática é atual e relevante para o universo teórico-metodológico da Ciência da Informação, considerando a literatura especializada da área, incluindo textos clássicos e também textos publicados nos últimos cinco anos. 
Serão priorizados os artigos que tragam uma contribuição teórica e/ou metodológica mais ampla para o campo da Ciência da Informação, em um âmbito internacional, publicando-se, apenas em situações especiais e de mérito indiscutível, estudos muito particularizados, seja na abrangência geográfica (como os relativos a uma instituição, cidade, etc), seja na dimensão metodológica (como os estudos de caso, por exemplo). 
 
Não serão aceitas submissões em linguagem coloquial, com erros gramaticais e/ou ortográficos. 
 
Pelo menos um dos autores deve ter o título de doutor, o que deve ser indicado nos metadados, juntamente com o ORCID. 

Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos submetidos à BRAJIS devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER).

Antes de encaminhar as submissões aos avaliadores, os editores realizam uma pré-análise dos mesmos. Nessa etapa são considerados os seguintes aspectos:

a)omissão dos dados do autores no corpo do texto (serão incluídos apenas após a aprovação para garantir a avaliação às cegas),

b)adequação ao template da revista;

c)correção ortográfica e gramatical;

d)adequação do escopo e foco da revista;

e)originalidade utilizando a ferramenta de verificação de similaridade Turnitin

 f)apresentação do(s) objetivo(s), metodologia e resultados de forma clara.

Caso a submissão não atenda a esses critérios este será rejeitado antes da avaliação de mérito do conteúdo. 

Uma vez aprovado nesta primeira etapa, os originais são submetidos à aprovação de avaliadores ad hoc (2 referees), reconhecidos nacional e internacionalmente, pelo sistema “Duble Blind Review”, ou seja, os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria que, por sua vez, devem ser registrados nos metadados do sistema eletrônico SEER.
O artigo será aceito para publicação depois de ter sido avaliado positivamente pelos dois avaliadores ad hoc. Em caso de divergência da avaliação os originais são enviados para um terceiro avaliador ad hoc. Os avaliadores ad hoc (referees) são indicados pelos editores da BRAJIS.
Caso seja necessário, o artigo retornará ao autor para a realização de revisão, de acordo com as sugestões feitas pelos avaliadores ad hoc (referees). Posteriormente, o(s) autor(es) deve(m) retornar o artigo revisado aos editores dentro do prazo estipulado.

O(s) autor(es) é(são) notificado(s) quando um artigo é recebido e, também, quando é aceito ou rejeitado para publicação.

Periodicidade
O Brazilian Journal of Information Science: Research Trends -- ISSN 1981-1640 - Qualis Capes - Ciências Sociais Aplicadas I: B1 -- é uma revista com periodicidade trimestral, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília.

Política de Acesso Livre
A revista Brazilian Journal of Information Science: Research Trends está disponível online e seu acesso é gratuito.

Taxas:

Não são cobradas taxas para submissão ou para avaliação (APCs charges ou submission charges).

Divulgação e compartilhamento:

A revista permite a divulgação dos artigos publicados (p´os print) em webpage pessoais e institucionais dos autores, repositórios institucionais e temáticos, bem como em redes sociais.

Copyright (c) Brazilian Journal of Information Science: research trends

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License

A BRAJIS adota o LOCKSS  e o