O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman, tamanho 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).
  • Os currículos resumidos de todos os autores encontram-se descritos em um arquivo separado do artigo e segue as instruções solicitadas em Diretrizes para Autores.
  • O texto possui resumo de no mínimo 100 até 250 palavras em português ou espanhol e inglês. O título e as palavras-chave também estão em português ou espanhol e inglês.

Diretrizes para Autores

A BJIR - Brazilian Journal of Internacional Relations aceita trabalhos inéditos nos idiomas inglês, espanhol, francês e português, sob forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas na área de Relações Internacionais. Os trabalhos devem ser de interesse acadêmico e social e inteligíveis ao leitor culto.

A publicação dos trabalhos é condicionada a pareceres de Membros do Conselho Científico de BJIR - Conselho Editorial, Conselho de Redação e Avaliadores ad hoc -, aos quais é garantido o anonimato no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificações nos trabalhos (estrutura e conteúdo) serão acordadas com os autores.

 

Os artigos devem ser apresentados via e-mail (bjir@igepri.org) ou pelo sistema de gerenciamento on-line de BJIR. Devem vir acompanhados de resumos e abstracts de no mínimo 100 até 250 palavras e todos os autores deverão mandar resumos, palavras-chave e títulos dos artigos em português e inglês. O resumo deve expressar uma síntese de propósitos, dos métodos empregados e dos resultados científicos obtidos.

 

Todos os autores deverão enviar o seu currículo resumido no ato da submissão do manuscrito. O currículo deve estar disposto em parágrafo único, com fonte times new roman, tamanho 12, contendo entre 100 e 130 palavras, apresentando a formação acadêmica, filiação institucional, principais publicações e áreas de interesse do autor.

 

A titulação mínima para o envio de manuscritos é de mestre em Relações Internacionais ou áreas afins. Essa informação, assim como os dados do (s) autor (es), tais como cargo que ocupa, áreas de interesse, etc, devem constar no sistema da revista ou em arquivo separado. 

Pesquisadores que não disponham dessa titulação podem contribuir na condição de coautores, desde o outro autor apresente a titulação requisitada.

 

Os artigos deverão ter no máximo 30 páginas digitadas em documento Word 97-2003 ou superior, escritos em formatação Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

Gráficos e tabelas deverão vir acompanhados das respectivas planilhas de origem, com a indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes.

As notas devem ser substantivas, restringindo-se a comentários adicionais imprescindíveis à compreensão do texto.

 

As citações devem seguir a norma ABNT 14724/2011: até três linhas no corpo do texto destacada por aspas; maior de três linhas com recuo de 4cm do lado esquerdo, espaçamento simples e fonte em tamanho 10.

 

As Referências Bibliográficas devem estar inseridas no texto, seguindo o formato 'AUTOR, data, página', como por exemplo: Oliveira, 2011, p.5. No final do artigo deverão ser apresentadas as referências bibliográficas, segundo a norma NBR 6023 da ABNT:

Para livro:

Exemplo: OLIVEIRA, Marcelo Fernandes de.  Mercosul: atores políticos e grupos de interesses brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

Para artigo em revista:

Exemplo: MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

Para citação eletrônica:

Exemplo: RAZA, Salvador.  COOPERAÇÃO INTERAGÊNCIAS: Porque e como funciona um estudo de modelos organizacionais nas Relações Internacionais? Brazilian Journal of International Relations, Marília, vol. 1, nº 1. 2012. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2013.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.