A HARMONIA E O DESCOMPASSO DO MODERNO E DO ANTIGO EM UM MUSEU-CASA DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

  • Michel Platini Fernandes da SILVA
Palavras-chave: Coleção. Colecionador. Música brasileira. Fonogramas, Discurso.

Resumo

No primeiro momento deste artigo tentamos, através da análise das fontes e da reflexão junto à bibliografia, permitir que o leitor se movimente pela Casa de Cultura Christiano Câmara, e assim, estabelecer um diálogo com seu proprietário. Este museu-casa, localizado no Centro de Fortaleza-CE, possui uma vasta coleção de música brasileira, com cerca de 20 mil registros fonográficos, que vão do final do séc. XIX até 1960 – além de uma vasta coleção voltada ao cinema. Num segundo momento, tentamos questionar os discursos do "moderno" e do "antigo" e desvelar a trama que perpassa a obsolescência programada dos diferentes formatos de registro de áudio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Platini Fernandes da SILVA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2015-01-27
Como Citar
SILVA, M. (2015). A HARMONIA E O DESCOMPASSO DO MODERNO E DO ANTIGO EM UM MUSEU-CASA DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. BALEIA NA REDE, 1(11). Recuperado de http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/article/view/4633
Seção
Outras Cores