A PULSÃO DE MORTE EM O QUARTO FECHADO, DE LYA LUFT

  • José Nogueira da SILVA
Palavras-chave: literatura, psicanálise, Lya Luft.

Resumo

A investigação pretende trazer à baila o conceito da “pulsão de morte” na obra “O quarto fechado” de Lya Luft, enfocando inicialmente as possibilidades dialógicas entre a literatura e a psicanálise, levando em conta a presença daquela na construção dos próprios conceitos freudianos. A “pulsão de morte”, mesmo evidente na obra, é pertinente para a análise, assim como um paciente no divã, a escrita literária pode ser analisada sob a luz dos conceitos freudianos, evidenciando sua importância como objeto literário e de análise psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nogueira da SILVA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2015-01-27
Como Citar
SILVA, J. (2015). A PULSÃO DE MORTE EM O QUARTO FECHADO, DE LYA LUFT. BALEIA NA REDE, 1(11). Recuperado de http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/article/view/4629
Seção
Mais Palavras