O TEMPO É CHEGADO: EUCLIDES NETO E OS PRINCÍPIOS DA CONDIÇÃO HUMANA E DA HEGEMONIA

  • Rita Lírio de OLIVEIRA
Palavras-chave: Literatura. Condição humana. Hegemonia. Sociedade.

Resumo

Este artigo tem como propósito a análise do livro O Tempo é Chegado, do escritor baiano Euclides Neto, tomando como referencial teórico os princípios da condição humana e da hegemonia, propostos respectivamente pelos filósofos Hannah Arendt (2007) e Antonio Gramsci – no caso deste, textos compilados pelo pensador italiano Luciano Gruppi (2000). Para tanto, a princípio, discorre-se e discute-se sobre tais premissas, como ato preparatório para, num segundo momento, analisar as narrativas que compõem o livro e contam a saga dos tipos humanos que compõem o painel social da região cacaueira do sul da Bahia (Brasil), sobretudo no que tange às lutas de classes, visando reconhecer nessas histórias curtas, traços das teorias arendtianas e gramscianas abordadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Lírio de OLIVEIRA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2015-01-27
Como Citar
OLIVEIRA, R. (2015). O TEMPO É CHEGADO: EUCLIDES NETO E OS PRINCÍPIOS DA CONDIÇÃO HUMANA E DA HEGEMONIA. BALEIA NA REDE, 1(11). Recuperado de http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/article/view/4628
Seção
Mais Palavras