11’09’’01 SEPTEMBER 11: ALTERIDADE CULTURAL NO REALISMO CRÍTICO DE SAMIRA MAKHMALBAF

Autores

  • Roberto Aparecido TEIXEIRA
  • Rafael Wellington BOTARO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2012.v1n8.1754

Palavras-chave:

cinema iraniano, Samira Mahkmalbaf, Afeganistão, alteridade

Resumo

Buscaremos analisar o narrador-social de um dos curtas-metragens que compõe, junto com outros dez, o filme 11’09’’01 – September 11. Observando o trabalho da diretora Samira Makhmalbaf, nossa análise sugere que a diretora iraniana, por meio de sua narrativa neorrealista envolvendo os acontecimentos na Ilha de Manhatan, nos proponha uma indagação bastante relevante: quem vai pagar a conta da reação do Oriente aos mandos e desmandos do Ocidente? Para responder a tal questão, Samira Makhmalbaf nos transporta ficcionalmente ao cotidiano de um grupo de afegãos refugiados no Irã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Aparecido TEIXEIRA



Downloads

Edição

Seção

Em Foco