A LITERATURA PORTUGUESA OINTOCENTISTA NO CINEMA DE MANOEL DE OLIVEIRA: CAMILO CASTELO BRANCO E ÁLVARO DO CARVALHAL

Autores

  • Edimara Lisboa AGUIAR
  • Aparecida de Fátima BUENO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1808-8473.2010.v1n7.1512

Resumo

Há no cinema de Manoel de Oliveira um retorno constante aos espaços e personagens do século XIX, no qual são focadas tanto a obra como na figura de Camilo Castelo Branco. Nosso objetivo é entender melhor como se dá o diálogo entre esses dois autores e averiguar se a importância cultural que Camilo tem, indiscutivelmente, dentro do âmbito da literatura portuguesa influenciou as opções estéticas do cineasta. Para isso, propomo-nos a confrontar o Amor de perdição com uma outra adaptação de texto oitocentista, Os canibais, ambas transposições cinematográficas das obras homônimas, respectivamente, de Camilo Castelo Branco e de Álvaro do Carvalhal. Neste trabalho fazemos uma análise comparativa do foco narrativo, procurando depreender as vozes condutoras da narrativa, de forma a determinar as possíveis marcas autorais de Oliveira.

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Biografia do Autor

Edimara Lisboa AGUIAR



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