Resumo
Este texto surge das discussões que fiz no mestrado. Nesse, entrevistei duas mulheres trans que se identificam enquanto travestis. E aqui problematizo parte da fala de V... (nome fictício da interlocutora) sobre um episódio em que essa é humilhada na sala de aula. A partir daí busco pensar esse fato pela lógica do biopoder, conceito cunhado por Michel Foucault em seus cursos nos finais dos anos 1970, para pensar a escola e a ordem normativa em que estamos inseridos/as. Pensar as muitas segregações que esse discurso provoca, bem como a dor causada nesses corpos. E dessa forma problematizar esse outro que se encontra distante da educação.
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 236 p.
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault uma trajetória filosófica: Para além do estruturalismo e da Hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Herculine Barbin: o diário de um Hermafrodita. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. 199 p.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. 174 p.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 36. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. 291 p.
GALLO, Sílvio. Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 160-178, jan./jun. 2012.
JESUS, Jaqueline Gomes; ALVES, H. . Feminismo Transgênero e Movimentos de Mulheres Transexuais. Cronos (Natal. Impresso), v. 11, p. 8-19, 2010.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Retratos da Escola, v. 7, p. 481-498, 2013.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 80 p.
RICH, Adrienne. Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence. In: GELP, Barbara C. & GELP, Albert (editores). Adrienne Rich’s Poetry and Prose. New York/London: W.W. Norton & Company, 1993.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 160p.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1, p. 55-83.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Revista Aurora