Ensino de sociologia em questão: a história da sociologia na educação básica e a questão de debates étnico-raciais

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Estranhamento, Desnaturalização, Conflitos Étnico-Raciais

Resumo

O presente artigo propõe-se a expor reflexões obtidas como resultado de pesquisa bibliográfica buscando pensar sobre a relevância do Ensino de Sociologia como instrumento de educação e redução da discriminação e violências de cunho étnico-racial na escola. Partindo de uma sucinta recuperação da história do Ensino de Sociologia na Educação Básica, propõe-se uma reflexão sobre sua instabilidade no currículo e seu pouco tempo de existência obrigatória – a partir de 2008 –, buscando, assim, fomentar a produção de instrumentos e metodologias de ensino que contribuam para a formação do professor e o fortalecimento da Sociologia como disciplina escolar. Por meio de uma análise das concepções sobre o Ensino de Sociologia evocadas nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que apontam para o trabalho com os conceitos de Estranhamento e Desnaturalização como princípio metodológico, busca-se pensar a questão étnico-racial como de essencial importância, propondo o fortalecimento da Sociologia como recurso educativo para combater o Racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniely Nascimento Marreira Dantas, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

É professora da SEE/SP, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista UNESP, aluna do programa de pós-graduação PROFSOCIO. Este trabalho foi submetido ao Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília: “Os desafios e limites das ciências sociais na atual conjuntura”.

Wilian Marques Dias, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista UNESP, aluno do programa de pós-graduação PROFSOCIO. Este trabalho foi submetido ao Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília: “Os desafios e limites das ciências sociais na atual conjuntura”.

Publicado
2019-12-20
Seção
Encarte Especial