Ensino de sociologia em questão
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Palavras-chave

Ensino de Sociologia
Estranhamento
Desnaturalização
Conflitos Étnico-Raciais

Como Citar

DANTAS, D. N. M.; DIAS, W. M. Ensino de sociologia em questão: a história da sociologia na educação básica e a questão de debates étnico-raciais. Revista Aurora, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 73–88, 2019. DOI: 10.36311/1982-8004.2019.v12esp.09.p73. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/9769. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo propõe-se a expor reflexões obtidas como resultado de pesquisa bibliográfica buscando pensar sobre a relevância do Ensino de Sociologia como instrumento de educação e redução da discriminação e violências de cunho étnico-racial na escola. Partindo de uma sucinta recuperação da história do Ensino de Sociologia na Educação Básica, propõe-se uma reflexão sobre sua instabilidade no currículo e seu pouco tempo de existência obrigatória – a partir de 2008 –, buscando, assim, fomentar a produção de instrumentos e metodologias de ensino que contribuam para a formação do professor e o fortalecimento da Sociologia como disciplina escolar. Por meio de uma análise das concepções sobre o Ensino de Sociologia evocadas nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que apontam para o trabalho com os conceitos de Estranhamento e Desnaturalização como princípio metodológico, busca-se pensar a questão étnico-racial como de essencial importância, propondo o fortalecimento da Sociologia como recurso educativo para combater o Racismo.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.09.p73
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