Critica à logica ocidental dos direitos humanos

direitos humanos em crise?

Autores

  • Jorge Rafael Ramírez Autonomous University of Nayarit image/svg+xml
  • Angie Edell Campos Universidade Estadual do Centro-Oeste do Parana UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2018.v11n1.03.p49

Palavras-chave:

Direitos humanos, Direitos sociais, Direitos políticos, Norberto Bobbio

Resumo

Este artigo tratará sobre a crise dos direitos humanos no mundo ocidental, fazendo uma análise dos direitos sociais e a aplicação dos direitos políticos como mudança do sistema. Ao longo do texto serão abordadas concepções ocidentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, trazendo como pano de fundo o análise da obra de Norberto Bobbio – A Era dos Direitos como uma discussão positivista que discute um sistema de direitos humanos baseado na lógica homogeneizadora, hierárquica e universal. A propósito dos direitos políticos e a importância do exercício destes nos espaços públicos para a contribuição da análise da cidadania e da participação política dos setores vulneráveis. Esta discussão aborda o debate sobre a crise do mundo ocidental para entender as novas formas de expressão da desigualdade, a pobreza e formas críticas da justiça social pelos direitos da classe trabalhadora para conquistas de algumas mudanças estruturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Rafael Ramírez, Autonomous University of Nayarit

Doutorando em Ciências Sociais na Universidad Autónoma de Nayarit no México, mestre em serviço social e politica social, jorafaelramirez@gmail.com, trabalho apresentado no mestrado em serviço social e politica social na Universidade Estadual de Londrina UEL.

Angie Edell Campos, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Parana UNICENTRO

Diretora de Organização e Comunicações na Ashanti Perú, mestre interdisciplinar em desenvolvimento comunitário, angieedell@gmail.com.

Referências

BOBBIO, Nolberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus. 1992.

BORON, Atilio A. Pós Neoliberalismo II: Que Estado para que democracia? Rio de Janeiro: Vozes. 1999.

DORNELLES, João Ricardo W. Sobre os direitos humanos, a cidadania e as práticas democráticas no contexto dos movimentos contrahegemônicos. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Ano VI, Nº 6 - Junho de 2005.

_____. O desafio da violência, a questão democrática e os direitos humanos no Brasil. Revista Direito, Estado e Sociedade - v.9 - n.29 - p 213 a 221 - jul/dez 2006.

ESPING – ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. São Paulo: Lua Nova. No. 24. 1991.

JELIN, Elizabeth; HERSHBERG, Eric. Construindo a Democracia: Direitos Humanos, Cidadania e Sociedade na América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo - EDUSP. 2006.

TELLES, Vera. Direitos Sociais. Afinal de que se trata? Belo Horizonte: UFMG. 2006.

Publicado

2018-09-13

Como Citar

RAMÍREZ, J. R.; CAMPOS, A. E. Critica à logica ocidental dos direitos humanos: direitos humanos em crise?. Revista Aurora, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 49–66, 2018. DOI: 10.36311/1982-8004.2018.v11n1.03.p49. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7293. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê