Notas sobre os assentamentos rurais na reforma agrária e seu papel na qualificação, formação e educação dos assentados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4714

Palavras-chave:

Reforma Agrária, Assentamentos Rurais, Formação, Qualificação, Educação

Resumo

O objetivo deste texto é apontar uma possibilidade diferente de análise da Questão Agrária e da Reforma Agrária no Brasil, sem a pretensão de desconstruir, combater ou anular as várias outras análises já realizadas, mas apenas com o intuito de contribuir para um maior entendimento destas questões, a partir de um determinado referencial teórico, Lênin, que nos permite compreender a Reforma Agrária, de caráter burguês, que se realiza e se consolida no bojo da Revolução Burguesa brasileira. Também nos propomos aqui a apresentar algumas notas iniciais sobre os assentamentos rurais enquanto elementos de negação do caráter e do tipo de reforma agrária realizada no país
e, ao mesmo tempo, como esse fenômeno na nova estrutura fundiária se constitui, ou pode se constituir, em espaços de formação política, de qualificação técnica e de educação escolar que contribua na potencialização das lutas por uma Reforma Agrária com outro caráter e de outro tipo, que vai se realizando e consolidando no bojo da Revolução Socialista.

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Biografia do Autor

Marcos Cassin, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto.

Mírian Helena Goldschmidt, Universidade Federal de São Carlos

Supervisora de Ensino da SEESP e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2015-02-13

Como Citar

CASSIN, M.; GOLDSCHMIDT, M. H. Notas sobre os assentamentos rurais na reforma agrária e seu papel na qualificação, formação e educação dos assentados. Revista Aurora, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 185–200, 2015. DOI: 10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4714. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4714. Acesso em: 29 mar. 2024.