O Estado e as reformas pós década de 90
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Palavras-chave

Interesse Terceiro Setor. Educação Não-Formal. Neoliberalismo.

Como Citar

ARAÚJO, F.; BARBOSA, R. P. O Estado e as reformas pós década de 90: movimentos sociais, terceiro setor e educação não-formal. Revista Aurora, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 24–31, 2009. DOI: 10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1216. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1216. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir em que medida as reformas sociais, políticas e econômicas, desencadeadas pós-década de 90 no Brasil, impulsionaram o surgimento de projetos no âmbito da educação não-formal. Com o enxugamento das funções do Estado, há o desvio para o terceiro setor, com ênfase nas ONGs, que não realizam uma análise da raíz dos problemas sociais. Dentro desta lógica, se desperta o princípio do esfacelamento dos movimentos sociais combativos e novos grupos sociais entram em cena, representados pelo terceiro setor, no qual suas ações são de caráter assistencialista. À luz deste contexto, se insere a educação não-formal, que visa atender as necessidades não garantidas pelo Estado.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1216
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