Os instrumentos do trabalho didático na educação brasileira

Autores

  • Jémerson Quirino de Almeida Universidade Federal de Mato do Sul - UFMS/Câmpus de Campo Grande https://orcid.org/0000-0003-4958-066X
  • Alexandre de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus de Marília,

DOI:

https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.06.p61

Palavras-chave:

Educação Brasileira, Manuais didáticos, História da educação no Brasil

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar por meio de revisão bibliográfica, a influência dos instrumentos do trabalho didático na educação brasileira. Nesse sentido, faz-se necessário realizar um recuo histórico de forma a compreender os elementos determinantes do processo de escolarização das massas, que consiste num dos pontos centrais do debate sobre as pesquisas em educação e são determinantes das condições concretas em que se deram as ações e os embates sociais que permeiam a educação. Acreditamos que as políticas educacionais no Brasil sempre estiveram atreladas a forma histórica de organização do trabalho didático hegemônica no decorrer do século XX. Em última instância, podemos afirmar que sua estruturação se moldou em consequência dos interesses econômicos e políticos nacionais e internacionais, determinantes das possibilidades e finalidades da educação em razão das demandas do mundo capitalista, e os manuais didáticos foram a grande alavanca que viabilizou esse processo.

 

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

de Almeida, J. Q., & de Castro, A. (2019). Os instrumentos do trabalho didático na educação brasileira. Revista Do Instituto De Políticas Públicas De Marília, 5(1), 61–74. https://doi.org/10.36311/2447-780X.2019.v5.n1.06.p61

Edição

Seção

Artigos do Dossiê

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