Fundamentos de uma educação Ética e Tecnológica

  • Guery Tã Baute e Silva Unesp - Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE Campus de Tupã
  • Manuel João Mungulume Universidade Pedagógica Moçambique
Palavras-chave: Educação, Ética, Técnica, Natureza

Resumo

Os problemas das sociedades contemporâneas estão cada vez mais complexos de modo que, muitos deles, não podem ser solucionados pela educação tecnicista vigente. Este trabalho utiliza-se de uma revisão bibliográfica para transportar o problema tecnológico para o plano da consciência moral, de modo a construir um nível social responsável em relação aos problemas trazidas pela técnica. Para isso, buscou-se nesse trabalho primeiramente explanar sobre o desenvolvimento para uma educação técnica e departamentalização pautada na fragmentação do conhecimento. Em seguida foi demonstrado o impacto das tecnologias na vida social e ambiental em que fica evidente o mal que o ser humano faz a terra com a poluição e sua forma de viver. Depois o trabalho apresenta a superação da técnica pela natureza, onde a mundialização da economia coloca em risco não apenas a natureza, mas a também a ligação filosófica entre natureza o homem. Por fim, esse trabalho discorre sobre a emergência de um pensamento “ecologizante” libertador para a solução dos problemas complexos da sociedade contemporânea. Como base são utilizadas as perspectivas educacionais de Edgar Morin (2002) e Paulo Freire (1999).

Submissão : 2019- 03-23

Aceite: 2019-05-01

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guery Tã Baute e Silva, Unesp - Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE Campus de Tupã

Graduada em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCE – UNESP/ TUPÃ (2017). Pesquisadora voluntário do Instituto Federal de São Paulo e Mestranda em Agronegócio e Desenvolvimento FCE – UNESP/TUPÃ.

Manuel João Mungulume, Universidade Pedagógica Moçambique

Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique, Moçambique (2016). Mestrando em Educação PPGE – FFC – UNESP/MARÍLIA.

Publicado
2019-12-20
Seção
Artigos de Pesquisa