A utilização dos esportes pelas mídias de massa como forma de influência ao consumo de produtos

  • Evimário Chaves BRINDEIRO
  • Francisco Diogo da Silva ROCHA
  • Edson Alves de SOUZA
  • Kaline Lígia Estevam de Carvalho PESSOA
Palavras-chave: Consumo, Influência, Mídias de Massa, Esportes, Marketing

Resumo

Após a popularização esportiva no decorrer do século XX, percebeu-se que vários produtos foram desenvolvidos e disseminados, focando o público consumidor do esporte. O consumo destes produtos potencializou-se através das mídias de massa, que simultaneamente disseminava o esporte, transformando os eventos esportivos em grandes espetáculos. Diante disto, este trabalho tem o objetivo de demonstrar que a mídia utiliza o esporte como ferramenta de influência para o aumento do consumo de produtos com relação direta ou indireta ao esporte, bem como refletir sobre o consumo, a mídia e o esporte. Para isto realizou-se uma revisão de literatura através dos bancos de dados da Scielo e Google Acadêmico. Foi possível considerar que o público ao se deparar com essas informações, muitas vezes compram o produto não por sua qualidade e sim pela imagem do atleta, buscando saciar seus desejos de aproximar-se cada vez mais do seu ídolo/herói e seu mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evimário Chaves BRINDEIRO

Licenciando em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: mario10chaves92@gmail.com

Francisco Diogo da Silva ROCHA

Licenciando em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: diogorocha460@gmail.com

Edson Alves de SOUZA

Licenciando em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: edson.seya@gmail.com

Kaline Lígia Estevam de Carvalho PESSOA

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte. E-mail: kaligia.tc@hotmail.com

Publicado
2019-07-26
Seção
Artigos de Pesquisa