O início da escolarização no município de Garça/SP:

aspectos dos espaços escolares

  • Vania Regina Pieretti Julião
  • Viviane Cássia Teixeira Reis
Palavras-chave: História da Educação, Instituição Escolar, Espaço Escolar, Forma Escolar

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa na linha da História da Educação, centrada na História da Formação Docente desenvolvida no âmbito do Programa de Pesquisa “História da Didática em Instituições de Formação de Professores no Brasil (1827-2011)” e no grupo de pesquisa HiDEA Brasil-História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil. O objeto de estudo é a institucionalização da formação de professores no município de Garça SP e os espaços escolares como locais de constituição de aprendizados. Os espaços escolares podem revelar aspectos de uma determinada educação e da forma escolar predominante. Com fundamento na concepção de forma escolar apresentada por Vicent, Lahire, Thin e nos apontamentos sobre espaços escolares divulgados por Escolano (2001) e Frago (2001), apresentamos alguns aspectos do início da escolarização no município de Garça SP, no primeiro Ginásio e Escola Normal instituído no município. Abordamos as circunstâncias políticas e sociais que permitiram desde a constituição do município até a institucionalização escolar como a construção do prédio escolar, espaço específico para o ensino.

Submissão: 2018-08-28

Aceito: 2018-12-10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Regina Pieretti Julião

Mestre em Educação (2016) e doutoranda em Educação (2018) – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –  Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília.

Viviane Cássia Teixeira Reis

Mestre em Educação (2015) e doutoranda em Educação (2018) – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –  Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília.

Publicado
2018-12-24
Seção
Artigos de Pesquisa